PROGRAMAÇÃO FIDA 2024
CASA DO LAGO 14H
Blind Dreamers [•32°N 145°W•]
Sandra Geco / França
6:08
Uma fábula visual com notas poéticas que descobre um casal parecido com os amantes de René Magritte que trocaram o véu por um saco plástico. Numa investigação da sensibilidade, esta vídeo-fábula questiona a nossa ruptura com o resto do mundo vivo e a nossa (in)capacidade de nos identificarmos com ele. Somos esse ser vivo preso numa armadilha: como poderíamos esquecê-la?
Ascendent
Valentina Camus/Argentina
5:08
Ascendent, é uma reflexão poética sobre a infância, as formas elevadas de cognição e sensibilidade dos pequenos humanos. Sobre ficar sozinho em casa enquanto os adultos trabalham. Apenas crianças numa espiral ascendente pelos telhados. Sonhos com terraços e pássaros na cabeça, só as estrelas saberão guiar-nos até ao fim do dia. Bem-aventurados aqueles que saem em busca dos esconderijos secretos e sagrados do tesouro da infância, criando brincadeiras até chegar além das estrelas.
Videodronedança: dispositivo coreográfico
Ricardo Alvarenga Ribeiro, Yuji Kodato / Brasil
5:00
Obra audiovisual criada a partir do aprofundamento das relações estabelecidas entre drone e dança a partir do espetáculo Dispositivo Coreográfico, estreado pelo Provisório Corpo Grupo de Dança na cidade de Uberlândia em 2018. Partindo da captação de imagens de 7 apresentações realizadas em 2022, em diferentes espaços urbanos e seu entorno rural, apostamos na criação de uma coreocartografia que sobrevoa e entrelaça ambientes, corpos, danças, pisos, sombras, pixels e afetos.
Domestic Survival
Isobel Blank / Itália
3:48
É possível transcender a autoconsciência dentro do próprio espaço doméstico? Atravessar com admiração limiares, cantos e interstícios de lugares familiares pode oferecer uma maneira de transcender sem se mover fisicamente. Tal como as maravilhosas metamorfoses da vegetação perpetuamente enraizadas no mesmo lugar, os humanos também podem encontrar liberdade na quietude da ancoragem num espaço íntimo. A rotina dentro dos limites familiares talvez tenha o potencial de se tornar um palco para visões e ações ilimitadas de significado universal.
Cinders
Oskar Luko / Espanha
7:28
Um homem ascende por uma paisagem árida e inóspita, em busca do local adequado para realizar o seu rito íntimo e pessoal de expiação, como necessidade vital de se reconectar com o seu ambiente e com o seu presente.
Escavação
Alexander Reis Oliveira / Brasil
5:02
O curta ‘Escavação’ (2023) se inspira na relação simbólica e subjetiva de seu autor com o território da Gamboa, Rio de Janeiro. O filme explora cenas de dança, por meio das quais a ‘bailarina’ busca construir e reconstruir tempos e camadas relacionadas à história local da Gamboa, bairro também conhecido como ‘Pequena África’. Os gestos do corpo funcionam como ferramenta de escavação, sugerindo resgates simbólicos por meio de coreografias e improvisações.
Empu
Muhamad Alfi Majid/Indonésia
4:01
Empu é um filme de dança que explora a história das mulheres javanesas na Indonésia. Segundo as crenças javanesas, a criatividade nasce do ventre da mulher, enquanto o homem tem a função de caçar. Nesta história, as mulheres da Indonésia expressam a sua criatividade através da atividade do batik ou do desenho em tecido, um meio utilizado para resumir todas as memórias visuais ou sentimentos que vivenciam.
Rave
Dor Eldar / Israel
2:35
Este curta-metragem foi influenciado pelos acontecimentos ocorridos no dia 7 de outubro de 2023, no festival 'Nova' em Israel. Isto é dedicado a todos que estiveram naquela festa e vivenciaram atos brutais de assassinato, ferimentos, sequestro e estupro. Também é dedicado àqueles que sobreviveram, mas perderam tanto. Sempre nos lembraremos
Reset
Guido Sarli / Espanha
6:46
RESET é um curta-metragem de dança que investiga a força magnética que une duas pessoas. Um diálogo entre corpos e matéria artificial. Uma espiada na relação entre duas pessoas e o que resta quando esse vínculo não é mais evidente.
Deleite
Rosely Conz, Patrizia Herminjard / EUA
8:10
Deleite homenageia o delicado equilíbrio da maternidade, explorando o peso incorporado das consequências físicas e psicológicas do cuidado materno. O prazer e a luta justapostos da paternidade são refletidos no título, Deleite, um jogo de palavras que significa tanto deleite quanto “de leite” em Portugues do Brasil.
Slowly
Christophe Dachy / França
3:53
Paris, Place de la République, julho de 2022. Sozinha, enfrentando a multidão atropelada, a marcha do tempo, a chuva gelada, ela dança. O tempo gira ao silêncio do corpo e aos limites da respiração; dança suspensa num quase infinito. As luzes da cidade passam; as pessoas correm, traçam, comprimem-se, tropeçam e esbarram no asfalto encharcado, espelho de uma vida que nos escapa. O que dizem esses olhares preocupados? O que nos dizem estes passos apressados, estas escadas tombadas, essas corridas frenéticas? O que gritam esses batimentos cardíacos acelerados? E ela, em meio a esses obstáculos e injunções, fez uma escolha: dança, se expressa, se liberta. Ela simplesmente reserva tempo para viver.