top of page
[Blind Dreamers] _davidmasson.jpg

PROGRAMAÇÃO FIDA 2024

VALINHOS 17H E 19H

Imagem 12.jpg

Mãe D´água

Diogo Angeli
14:56

Mãe D'água é uma personagem lendária do folclore brasileiro, representada por uma entidade metade mulher e metade peixe, que habita as margens dos rios e seduz os homens para depois afogá-los. A lenda incorpora elementos das culturas africanas (Iemanjá) e europeias (sereias). A videodança explora uma versão contemporânea dessa lenda, protagonizada por corpos travestis e não binários, convidando o público a refletir sobre as questões políticas e sociais desses corpos e sua representatividade na sociedade atual.

[Blind Dreamers] _davidmasson.jpg

Blind Dreamers [•32°N 145°W•]

Sandra Geco / França
6:08

Uma fábula visual com notas poéticas que descobre um casal parecido com os amantes de René Magritte que trocaram o véu por um saco plástico. Numa investigação da sensibilidade, esta vídeo-fábula questiona a nossa ruptura com o resto do mundo vivo e a nossa (in)capacidade de nos identificarmos com ele. Somos esse ser vivo preso numa armadilha: como poderíamos esquecê-la?

Ascendent

Valentina Camus/Argentina
5:08

Ascendent, é uma reflexão poética sobre a infância, as formas elevadas de cognição e sensibilidade dos pequenos humanos. Sobre ficar sozinho em casa enquanto os adultos trabalham. Apenas crianças numa espiral ascendente pelos telhados. Sonhos com terraços e pássaros na cabeça, só as estrelas saberão guiar-nos até ao fim do dia. Bem-aventurados aqueles que saem em busca dos esconderijos secretos e sagrados do tesouro da infância, criando brincadeiras até chegar além das estrelas.

ascendente A3 copy 2.jpg
Foto capa.erosão.png

Erosão

Rosa Morena, Ana Lu Geraldini, Binho Signorelli, Gab Multini, Lívia Porto e Rosa
Morena / Brasil
3:38

Erosão faz alusão ao processo de modelagem que os corpos são atravessados. O tempo como agente do moldar e desmoldar das relações humanas, deposita no encontro respiros apoiados, criando passagens e possibilidades de frestas do acesso ao outro, na tentativa de não se calcificar.

Rave

Dor Eldar / Israel
2:35

Este curta-metragem foi influenciado pelos acontecimentos ocorridos no dia 7 de outubro de 2023, no festival 'Nova' em Israel. Isto é dedicado a todos que estiveram naquela festa e vivenciaram atos brutais de assassinato, ferimentos, sequestro e estupro. Também é dedicado àqueles que sobreviveram, mas perderam tanto. Sempre nos lembraremos

IMG_4366.png
HinterTerra1.jpg

HinterTerra

Ana Baer, Heike Salzer / EUA
5:00

Desenvolvido em viagens pelas ruas e caminhos de Malta, um grupo de mulheres, a local, a nômade e a visitante, vivenciam locais através da perspectiva do outro. O local residente proporciona profundidade e autenticidade e vice-versa, colocar um estranho em um ambiente familiar destaca as características que se esqueceram de serem vistas. A edição intensifica as características opostas da arquitetura histórica e dos sons dos canteiros de obras, iluminando temas de patrimônio e desenvolvimento, e fricções entre comunidade e comércio.

Deleite

Rosely Conz, Patrizia Herminjard / EUA
8:10

Deleite homenageia o delicado equilíbrio da maternidade, explorando o peso incorporado das consequências físicas e psicológicas do cuidado materno. O prazer e a luta justapostos da paternidade são refletidos no título, Deleite, um jogo de palavras que significa tanto deleite quanto “de leite” em Portugues do Brasil.

Deleite.jpg

Espelho, espelho eus

Ana Luiza Magalhães, Chris William, Gabriela Pires, Júlia Molero, Mayra Carvalho / Brasil
7:05

Nas molduras foram presas, e ali ficaram por anos. Mulheres enquadradas e emolduradas por um alguém que pretendia realizar o mesmo feito com mais uma. Mais nenhuma. O espelho, espelho eus, que antes era disputa, torna-se libertação.

ESPELHO, ESPELHO EUS-Cover.jpg
still1.jpg

Mobius

Zexi Liu/China
6:36

Inocência, desejo, ganância, dor... Impulsionada pela inocência e desejo iniciais, a multidão cegamente obediente é antagônica e unificada. No funcionamento da vida, sinto medo, opressão, obediência cega, hierarquia, repetição, controle, assimilação, as pessoas vão perdendo o ânimo aos poucos, e quem será? Ele é como um Mobius sem fim…

bottom of page